Já falamos algumas vezes aqui sobre a importância de planejar. Mas o que é preciso planejar? Tudo depende do seu objetivo e ações que deseja executar.
Planejar uma viagem, uma mudança, um novo projeto, planejar o que será feito no próximo mês, o lançamento de um novo produto (esse requer um super planejamento).
De acordo com o dicionário, pla.ne.jar é um verbo transitivo direto que significa: dispor em uma determinada ordem medidas ou ações a serem realizadas em um respectivo tempo espacial ou cronológico.
( Fonte: Wikcionário)
A lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20 afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. No mundo do marketing, esse princípio é aplicado de forma que, para se obter sucesso em determinado projeto, seja ele qual for, seu sucesso está intimamente ligado ao planejamento, por isso é sugerido que se gaste 80% do tempo planejando e 20% executando. Sim, o sucesso de um projeto depende muito mais do seu planejamento do que de ações.
Enxergando um pouco além, tente imaginar um mailing de clientes de determinada empresa, possivelmente se descobrirá que 80% de sua receita vem dos 20% de clientes. Olha ela aí de novo, a regra de Pareto.
Por aqui, estamos planejamento o lançamento de uma super novidade. Mas só gostaríamos de lembrar que reunir a equipe e conversar sobre o que faremos daqui uma semana, um mês ou um ano é extremamente enriquecedor e produtivo.
Não importa se de forma física ou virtual, ao planejar, escute todos os envolvidos no projeto, pesquise, converse, defina os objetivos, prazos e funções, some ideias e distribua conhecimento.
Por Marketing AD3 Comunicação